Aconteceu na EBD

A Paz do Senhor!

Na escola dominical do dia 5 de abril iniciamos o estudo acerca do livro de I Coríntios. E logo na primeira lição aprendemos sobre “Corinto – Uma Igreja fervorosa, mas não espiritual”, quem nos ensinou isso foi a imã Márcia.


Primeiramente, vamos ao resumo da primeira epístola de Paulo aos Coríntios:

Título: I Coríntios

Autor: Paulo (1.1)

Data e ocasião: 55d.C. , após a festa de pentecostes (I Co 16.8)

Tema: A solução doutrinária dos conflitos internos da igreja

Propósito: Corrigir e solucionar, através da doutrina, os problemas teológicos, litúrgicos, eclesiáticos e familiares da igreja local

Estrutura: I. O problema do partidarismo (1- 4)
II. Problemas da falta de moral (5-6)
III. Respostas aos diversos problemas locais (7-16)

Características: Uma epístola que procura corrigir diversos problemas locais; divisão (1-4); pecado (5-6); divórcio (7); carne sacrificada e festas pagãs (8-10); adoração cristã (11); dons e desordem litúrgica (12-14); ressurreição (15); coletas (16).


Resumo da Lição 01


Os principais propósitos da epístola são: explanar a doutrina da ressurreição, doutrinar acerca da vida cristã integral, e exortar os crentes contra os pecados na igreja local.
O fervor religioso e espiritualidade cristãs, resumem-se no equilíbrio entre os dons e o fruto do espírito. É o fruto e não os dons, que autentica a verdadeira espiritualidade cristã.
A igreja deve primar pela quantidade e qualidade de seus membros. Crentes que, apesar de inconversos, ostentam uma falsa espiritualidade através das manifestações dos dons, são embaraços na igreja local.

0 comentários:

Design by Blogger Templates